quinta-feira, 30 de junho de 2011

Equipa Tacking 2 London na liderança no Campeonato Europeu de Match Racing


A equipa Tacking 2 London composta pelas velejadoras Rita Gonçalves, Mariana Lobato e Diana Neves está a participar no Campeonato Europeu de Match Racing que se realiza em Helsínquia, Finlândia, de 30 de Junho a 03 de Julho.

As velejadoras que integram a equipa do Projecto Londres 2012 acreditam que a participação neste campeonato é de extrema importância e reuniram, uma vez mais, fundos próprios para garantir a participação neste evento.

Este ano o Campeonato Europeu de Match Racing conta com a participação das seguintes 12 equipas mundiais:

Anne-Claire Le Berre (FRA), Alice Ponsar, Myrtille Ponge - ISAF Ranking = 7
Ekaterina Skudina (RUS), Elena Oblova, Elena Syuzeva - ISAF Ranking = 8
Silja Lehtinen (FIN), Mikaela Wulff, Silja Kanerva - ISAF Ranking = 11
Tamara Echegoyen (ESP), Sofia Toro, Angela Pumariega - ISAF Ranking = 13
Lotte Meldgaard (DEN), Susanne Boidin, Tina Gramkov - ISAF Ranking = 14
Silvia Roca Mata (ESP), Eva Gonzalez Moujir, Lara Cacabelos Afonso - ISAF Ranking = 15
Rita Goncalves (POR), Mariana Lobato, Diana Neves - ISAF Ranking = 23
Mandy Mulder (NED), Annemieke Bes, Merel Witteveen - ISAF Ranking = 26
Olivia Price (AUS), Nina Curtis, Lucinda Whitty - ISAF Ranking = 40
Ru Wang (CHN), Xiao Ni Li, Ting Ting Pan - ISAF Ranking = 77
Piret Pomerants (EST), Brigita Sepp, Merili Randmaa - ISAF Ranking = 116
Annemiek Bekkering (NED), Shannen Marck, Mijke Lievens - ISAF Ranking = 260


No primeiro dia de regatas a equipa T2London esteve muito forte com 5 vitórias em 5 regatas! As regatas contra as equipas Espanhola (Silvia Roca), Chinesa (Ru Wang), Russa (Ekaterina Skudina - a actual detentora do título de Campeã Europeia), Finlandesa (Silja Lehtinen) e Estona (Piret Pomerants) foram muito disputadas mas a equipa lusa conseguiu superar e marcar pontos!

Amanhã o dia começa às 8h30 com a reunião de skippers e pelas 10h continuam as regatas do round-robin, no flight 14.

Pode seguir a equipa no website do campeonato em http://www.openeuropeans2011.com. As regatas têm transmissão ao vivo através de GPS em Tracking Elliot 6m.


Mais novidades amanhã!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Equipa Tacking 2 London em 2º lugar do Grupo de Prata

A equipa Tacking 2 London composta pelas velejadoras Rita Gonçalves, Mariana Lobato e Diana Neves do Clube Naval de Cascais conquistaram o 2º lugar do Grupo de Prata e 14º lugar da classificação geral na Skandia Sail for Gold Regatta, que se realizou em Weymouth, Inglaterra, de 04 a 11 de Junho.

As 3 vitórias no Grupo de Prata contra as equipas de Espanha (Roca), Sueca (Kjellberg) e Eslovena (Paoli) levaram à conquista do 2º lugar neste grupo. Assim, a equipa Portuguesa classificou-se em 14º lugar da geral nesta 6ª etapa da Taça do Mundo.

Agora a equipa regressa a Portugal para uns dias de descanso e re-planeamento da sua actividade, pois com a presente ausência de capacidade técnica da Federação Portuguesa de Vela (FPV) e a paragem de gestão do mesmo por parte do Comité Olímpico de Portugal (COP), levou à necessidade de auto-financiamento para a equipa participar nesta etapa da Taça do Mundo. A partir de agora a equipa fica impossibilitada de continuar a financiar a sua actividade nas provas do circuito olímpico até que a gestão do Projecto Londres 2012 volte à regularidade. Neste momento em que a FPV recupera o Estatuto de Utilidade Pública Desportiva seria importante que o seu Presidente promovê-se junto do COP a continuidade da gestão do Projecto Londres 2012 até ser capaz de o gerir. Não o fazendo a actividade dos Velejadores Olímpicos fica totalmente comprometida e com risco elevado de não haver condições de apuramento para os Jogos Olímpicos de 2012, que se realizam daqui a um ano.

Aguardamos o desfecho rápido deste interregno na actividade numa altura crucial pois queremos continuar a treinar para poder conquistar um lugar nos Jogos Olímpicos de 2012.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Equipa Tacking 2 London / Rita Gonçalves no Grupo de Prata


A equipa Tacking 2 London / Rita Gonçalves, Mariana Lobato e Diana Neves no Match Racing Feminino apuram-se para o Grupo de Prata na Skandia Sail for Gold Regatta. A 5ª Etapa da Taça do Mundo realiza-se em Weymouth até sábado, dia 11 de Junho.

Em competição na classe Match Racing Feminino estão 24 equipas do topo do ranking mundial.

Na Primeira Fase de qualificação a equipa T2L conquistou vitória frente às equipas da Austrália (Nicky Souter - número 2 do Mundo), da China (Ru Wang) e da Argentina (Martina Silva). As restantes regatas foram bastante disputadas até à linha de chegada!

A equipa Portuguesa ficou a um pequeno passo da fase de Repescagens e disputa agora o 12º ao 18º lugares da classificação geral.

Os primeiros dias de campeonato foram marcados por vento médio a forte, o que até impossibilitou a realização de regatas no terceiro dia.

Amanhã prevê-se um dia de sol e vento médio. Espera-se realizar 5 regatas desta fase!

Pode seguir a equipa também pelo website do campeonato em http://www.skandiasailforgoldregatta.co.uk/2011/

domingo, 5 de junho de 2011

Amanhã 1º dia de regatas na Skandia Sail for Gold Regatta

Vinte e quatro equipas de topo do ranking mundial reúnem-se em Weymouth, Sul de Inglaterra, para disputar o título da 5ª Etapa da Taça do Mundo.

A equipa Tacking 2 London com Rita Gonçalves ao leme, Mariana Lobato a trimmer de vela grande e spi, e Diana Neves a trimmer de estai e proa, vem de uma semana de estágio em St. Quay, França, onde incidiu o treino em velocidade, algumas manobras e controlo de timming na pré-largada.

Amanhã começam as regatas pelas 10h. As 24 equipas distribuem-se por 3 grupos (ver imagem); a equipa T2London integra o Grupo B. Adivinham-se regatas muito disputadas nos 3 grupos!

Siga-nos no Facebook e no site do campeonato Skandia Sail for Gold Regatta.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

No meio do Canal da Mancha a caminho de Weymouth!

Após uma semana de treino em St. Quay com a equipa Francesa de Julie Bossard e treino dirigido por Laurent Bregeon e Nuno Barreto, a equipa T2L ruma a Inglaterra para participar na Skandia Sail for Gold Regatta.

A 5ª Etapa da Taça do Mundo de Vela realiza-se em Weymouth, Inglaterra, de 04 a 11 de Junho.

A equipa olímpica de Portugal está em peso em Weymouth para garantir a presença na Pré-Olímpica deste ano, que se realiza em Agosto no mesmo local!

Boa sorte Portugal!!!