Match Racing

O que é o Match Racing?

Uma regata de Match Racing consiste na competição entre dois barcos iguais. Os campeonatos são realizados num sistema de todos contra todos (round-robin) obtendo-se o vencedor final pelo somatório de vitórias obtidas.

A competição é muito renhida sendo a vitória muitas vezes decidida a poucos metros da linha de chegada. Este duelo é um jogo de estratégia e táctica onde haverá sempre só um vencedor!

Uma vez que nesta modalidade as regatas são realizadas muito perto de terra é fácil o reconhecimento das equipas e o acompanhamento das regatas pelos espectadores.

No Match Racing são utilizados diversos tipos de embarcações, uma vez que os barcos são cedidos pela entidade organizadora, pondo assim em igualdade de circunstâncias todas as equipas, o que torna este tipo de vela mais justo e desafiante para cada equipa.



Jogos Olímpicos Londres 2012

Com o término da classe de Yngling nos Jogos Olímpicos Pequim 2008, abriu-se uma porta para a introdução de uma nova classe olímpica feminina e, assim, a classe de Match Racing foi integrada enquanto classe olímpica pela primeira vez para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. 
Esta decisão veio abrir a oportunidade a velejadoras que já competiam no formato de match racing a poderem seguir uma carreira olímpica. 

O Barco Olímpico

O barco escolhido para o Jogos Olímpicos de Londres 2012 para a classe de Match Racing é o Elliot 6m, um barco de desenho neozelandês com seis metros, que possui estai, vela grande e spi simétrico. é um barco rápido e de afinação perfecionista o que cria um desafio na sua condução.