sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Porto de Recreio de Oeiras homenageia equipa Tacking to London


O Porto de Recreio de Oeiras juntamente com a Câmara Municipal de Oeiras e a empresa Oeiras Viva, prestou esta sexta-feira, uma homenagem aos atletas olímpicos das modalidades da Vela, Remo e Canoagem, que participaram nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. A homenagem consistiu em inscrever em azulejos no chão do Porto de Recreio de Oeiras, o nome e classificação dos atletas olímpicos.

A equipa Tacking to London/Navigator/Oz Energia esteve presente e demonstrou o seu agrado e gratidão para com a homenagem.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Tacking to London vence Qualificação Centro

A equipa Tacking to London venceu a Qualificação de Match Racing da Região Centro!
A prova organizada pela Federação Portuguesa de Vela com o apoio do Porto de Recreio de Oeiras contou com a participação de 8 equipas e realizou-se nos dia 08 e 09 de Setembro, junto ao passeio marítimo de Oeiras.
A equipa Tacking to London composta por Rita Gonçalves, Mariana Lobato, Sara Carmo e Sofia Oliveira destacou-se logo na primeira fase - round-robin - ao alcançar a primeira posição, sem sofrer qualquer derrota.
Nas meias-finais a equipa T2L defrontou a equipa algarvia de João Assoreira e venceu por 3-0.
Nas Finais a equipa T2L disputou o primeiro lugar com a equipa de Frederico Melo, velejador olímpico na classe Finn, e venceu por 3-1.
Assim a equipa Tacking to London reforça e destaca-se no ranking nacional como número 1!


Classificação Final:

1º lugar - Tacking to London - Rita Gonçalves, Mariana Lobato, Sara Carmo e Sofia Oliveira.
2º lugar - Frederico Melo
3º lugar - João Duarte
4º lugar - João Assoreira
5º lugar - Pedro Cunha
6º lugar - Duarte Neves
7º lugar - Patrícia Morais
8º lugar - António Pereira


sábado, 4 de agosto de 2012

Tacking to London termina Jogos Olímpicos na 11º posição

 
Comunicado da Equipa Tacking to London, composta por Rita Gonçalves, Mariana Lobato e Diana Neves:

"Hoje competimos na nossa última regata, encerrando assim a nossa participação nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.
A regata contra a equipa Australiana, 1º classificada do "round-robin", foi renhida e disputada até à linha de chegada (acabámos a 5seg da equipa adversária!).

Terminámos assim os JO em 11º lugar. Já sabíamos que seria um campeonato muito difícil, com 11 adversárias de topo, mas a equipa volta para casa tranquila e com a sensação de ter estado a 100%. Este lugar fica aquém do nosso objectivo para este campeonato mas as adversárias mostraram-se superiores.

Foi uma honra podermos representar Portugal no maior evento multidesportivo do Mundo!

Queremos agradecer a todos os que nos apoiaram ao longo desta aventura, em especial aos nossos amigos/técnicos que nos ajudaram desde o início - Nuno Barreto, Laurent Bregeon, Rui Bóia, Álvaro Marinho, Hugo Rocha e Diogo Barros; sem vocês não seria possível!

Queremos agradecer o apoio da OZ Energia e da Navigator por acreditarem neste projecto!

Queremos agradecer à Câmara Municipal de Cascais e ao Clube Naval de Cascais o apoio que ao longo destes anos têm prestado aos velejadores do Projecto Olímpico!

Queremos também agradecer o apoio incondicional da nossa Família e amigos que nos apoiaram e incentivaram desde o primeiro momento para conquistar o nosso sonho!

Obrigado a todos os nossos seguidores que nos bons e maus momentos nos deram forças para sempre lutar por mais, sem nunca desistir!

Obrigado!
Rita, Mariana e Diana"

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Equipa Tacking to London a caminho dos Jogos Olímpicos de Londres 2012


É já amanhã (3ª feira) que a equipa de velejadoras Tacking to London/ Navigator/ OZ Energia, constituída por Rita Gonçalves, Mariana Lobato e Diana Neves, atletas do Clube Naval de Cascais, parte para o maior desafio das suas vidas… participar nos Jogos Olímpicos de Londres.

Depois de uns meses de preparação intensiva, treinos exigentes com outras equipas e participações em várias provas, as velejadoras sentem-se agora preparadas e ansiosas pelo culminar de todo este trabalho e dedicação.

A prova de Match Race distingue-se das restantes por ter sempre dois barcos (neste caso serão Elliot 6m) a competir um contra o outro, e não em frota como é hábito ver. As 12 equipas irão competir na primeira fase, num sistema de todos contra todos (round-robin), seguindo-se quartos de finais, meias finais e finais.
Os barcos utilizados são cedidos pela entidade organizadora, pondo assim em igualdade de circunstâncias todas as equipas.
A velocidade do barco é importante mas, o raciocínio rápido e o julgamento tático são necessários para dominar o Match Race.

A abertura dos Jogos Olímpicos será já no dia 27 de Julho e a 1ª prova de Match Race está agendada para dia 29 de Julho.

Poderão acompanhar a participação das velejadoras no site oficial dos Jogos Olímpicos ou no facebook da equipa.

sábado, 7 de julho de 2012

Tacking to London treina com Campeã do Mundo


A equipa Tacking to London/ Navigator/ OZ Energia, composta por Rita Gonçalves, Mariana Lobato e Diana Neves, encontra-se, de 4 a 8 de Julho, a treinar com a Campeã do Mundo, a equipa finlandesa de Silja Lehtinen, em Weymouth, Inglaterra onde se vão realizar os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

A menos de 1 mês da realização do maior evento desportivo do mundo, a equipa T2L não podia estar a finalizar a sua preparação de melhor forma.
 "É óptimo estarmos aqui a treinar em Weymouth, a adaptar-nos às condições de vento e mar que vamos ter nos Jogos, e que são desafiantes, especialmente pela chuva constante com que lidamos o dia inteiro no mar. Física e psicologicamente saber lidar com estas condições e não deixar que interfiram na nossa prestação, é muito importante." comentam sobre as barreiras climatéricas do local. 

"É claro que estar a treinar aqui com a campeã do mundo, é uma motivação extra. Os treinos têm corrido bastante bem. Tanto nos testes de velocidade como em manobras estamos com performances muito semelhantes e claro que isso nos deixa muito contentes e com a confiança às vezes nos falta para enfrentar este tipo de adversárias fortes."

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Tacking to London termina Campeonato Mundial em 13º lugar


A equipa Tacking to London/ Navigator/ OZ Energia terminou no passado sábado o Campeonato Mundial de Match Racing Feminino na 13º posição, que se realizou em Gotemburgo, Suécia.

Depois de na fase de grupos a equipa ter falhado por pouco a qualificação para integrar o Gold Group (8 primeiras), ficou então a competir no Silver Group para lutar por um lugar entre o 9º e o 16º, onde não conseguio superiorizar-se para além do 13º.
"Foi um campeonato bastante disputado com regatas difíceis de onde retiramos muitos aspectos a melhorar no próximo treino antes da grande prova, os JO, dentro de 1 mês" comenta a equipa.

A grande vencedora do campeonato e nova campeã do mundo é a finlandesa Silja Lehtinen, que bateu a defendora do título de 2011, a americana Anna Tunnicliffe, por 3-0 nas finais. A medalha de prata coube a americana Sally Barkow que bateu 2-1 a francesa Claire Leroy na petit-final.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Tacking to London no Campeonato Mundial de Match Racing Feminino

 Foto: Ricardo Pinto

A equipa Tacking to London/ Navigator/ OZ Energia irá participar no Campeonato Mundial de Match Racing Feminino, que decorrerá de 25 a 30 de Junho em Gotemburgo, na Suécia.

A equipa T2L do Clube Naval de Cascais/CMC composta por Rita Gonçalves, Mariana Lobato e Diana Neves, esteve em preparação na Dinamarca, onde realizou um estágio de 3 dias, para este campeonato que para além de conceder um novo título da Campeã Mundial, será também o último antes dos Jogos Olímpicos. 
"É a nossa última oportunidade de competir com todas as equipas que estarão nos Jogos Olímpicos e mais algumas que, por não terem sido qualificadas, tinham deixado de competir na taça do mundo, o que aumenta bastante o nivel competitivo."comentam sobre a prova. 
" Este campeonato representa também o culminar do treino em competição: os últimos meses têm sido de treino intensivo e por isso esperamos conseguir aplicar todos os conhecimentos e mostrar cabeça fria em situações de pressão, esperando estar na nossa melhor forma."

As equipas em competição serão Anna Tunnicliffe (USA), Lucy Macgregor (GBR), Claire Leroy (FRA), Ekaterina Skudina (RUS), Sally Barkow (USA), Olivia Price (AUS), Tamara Echegoyen (ESP), Silja Lehtinen (FIN), Anne-Claire Le Berre (FRA), Camilla Ulrikkeholm (DEN), Mandy Mulder (NED), Julie Bossard (FRA), Rita Goncalves (POR), Silke Hahlbrock (GER), Renee Groeneveld (POR), Anna Kjellberg (SWE).
As principais favoritas ao título este ano é a Norte-Americana (campeã mundial 2011), a Inglesa (campeã mundial 2010), a Francesa (bronze em 2011).

Acompanhe a equipa Tacking to London:


segunda-feira, 18 de junho de 2012

Tacking to London a caminho da Dinamarca


A equipa Tacking to London/ Navigator/ OZ Energia, composta por Rita Gonçalves, Mariana Lobato e Diana Neves, parte hoje para a Copenhaga, para um estágio de 3 dias com a equipa dinamarquesa de Lotte Meldgaard Pedersen. Este estágio servirá de preparação para o Campeonato Mundial a decorrer de 25 a 30 de Junho em Gotemburgo, na Suécia. Acompanhem-nos!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Tacking to London termina Skandia Sail for Gold em 10º lugar


Terminou no passado sábado a última prova da taça do mundo, a Skandia Sail for Gold Regatta, em Weymouth, Inglaterra, sob grandes ventos que impediram a realização de regatas durante dois dias.

A equipa Tacking to London/ Navigator/ OZ Energia, terminou na 10º posição.
"A fase de round robin correu-nos mal, tendo conseguido apenas 1 vitória em 12 regatas, embora tenham sido regatas muito renhidas. Os dias longos na água com chuva torrencial e muito frio, juntamente com o cansaço e os erros acumulados foram algo desmoralizantes. Ainda assim conseguimos dar a volta e passando à fase de repescagem, somamos 4 vitórias em 6 regatas, tendo empatado em pontos com a equipa que se apurou para a fase seguinte, os quartos de final, o que nos deixa contentes, com vontade que continuar e melhorar o trabalho que temos vindo a desenvolver até aqui, e voltando a mostrar que conseguimos superar as dificuldades mesmo durante a competição" comentou a equipa à chegada a Portugal.


domingo, 27 de maio de 2012

Tacking to London a caminho de Weymouth para competir em prova teste

A equipa Tacking to London / Navigator / OZ Energia parte amanhã para Weymouth, Inglaterra, onde irá competir de 2 a 9 de Junho, na Skandia Sail for Gold Regata, a última prova realizada no local dos Jogos Olímpicos, antes dos mesmos acontecerem.

A equipa do Clube Naval de Cascais/ Câmara Municipal de Cascais, composta do Rita Gonçalves, Mariana Lobato e Diana Neves, esteve todo o mês de Maio a treinar "em casa", realizando estágios com equipas estrangeiras, e sente-se preparada e mais forte para competir outra vez numa prova da taça do mundo onde para além das 12 equipas selecionadas para os JO (USA, GBR, FRA, RUS, FIN, AUS, NED, SWE,NZL, POR, ESP, DEN), só estará mais uma equipa a competir (GER).

"Os treinos que realizámos no decorrer do mês de Maio em Cascais foram muito produtivos e deixam-nos confiantes para erguer a cabeça e enfrentar as adversárias de igual para igual. Claro que um bom resultado nesta prova, que decorre no lugar dos jogos e por isso é quase como uma prova teste dos JO, seria muito bom, mas neste momento o importante é executarmos em regata os aspectos técnicos e tácticos que andámos a treinar, e se o conseguirmos, os resultados aparecerão." finalizou a equipa antes de partir.

A equipa realizará ainda um estágio de 29 de Maio a 1 de Junho em Weymouth, no mesmo local do  campeonato, com equipas de topo, como  a australiana Olivia Price, a Finlandesa Silja Lehtinen e ainda com a nº1 do ranking mundial - a Norte-Americana Anna Tunicliffe.

Acompanhe a equipa no seu Facebook, ou siga o campeonato através do Twitter da prova ou do site oficial.


Tacking to London defronta equipa Francesa em Cascais

A equipa Tacking to London/ Navigator / OZ Energia esteve em estágio com a equipa Francesa de Julie Bossard de 23 a 27 de Maio, em Cascais. 

"As condições foram tipicamente as que encontramos no Verão em Cascais, com a Nortada a entrar pontualmente ao ínicio da tarde e a garantir-nos assim óptimas condições de treino na baía, com 15 nós e muitos saltos de vento." referiu a equipa. "Nos primeiros 2 dias contámos com o apoio técnico do velejador olímpico Álvaro Marinho, que nos ajudou muito especialmente no treino das pré-largadas, e a evolução foi clara nesses dois dias: conseguimos definir melhor uma estratégia conjunta para a regata e assim ficámos mais sólidas e combativas enquanto equipa".
Frisaram ainda que "a equipa da Julie Bossard, embora não esteja apurada para os JO é uma óptima adversária com quem já treinámos no passado e sentimos no final de cada dia tinhamos experimentado e aprendido coisas novas, o que foi muito estimulante para as duas equipas." No final o balanço é positivo "as longas horas passadas na água neste estágio contribuíram para uma melhor resistência física e psicológica que nos é sistematicamente pedida nos campeonatos que fazemos".

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Tacking to London treina em Cascais com equipa Dinamarquesa

A equipa Tacking to London/ Navigator/ OZ Energia esteve de 14 a 18 de Maio a treinar com a equipa Dinamarquesa de Lotte Meldgaard Pedersen, na baía de Cascais.

"Tivémos uma semana de sol, ao ínicio com pouco vento, mas que ao longo da semana foi crescendo e permitindo-nos treinar com condições diferentes de dia para dia, o que também é bom. A equipa da Lotte é uma equipa do nosso nível, com as quais já treinamos desde o ano passado e que também foi apurada para os Jogos Olímpicos." comenta a equipa T2L. No final concluíam: "foi um bom estágio, com uma boa adversária, em que sentimos que evoluímos a cada dia e isso é tudo o que um atleta pode querer!".

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Equipa Tacking to London é 2º classificada na Qualificação Sul


A equipa Tacking to London, composta por Rita Gonçalves, Mariana Lobato, Diana Neves e Maria Pinheiro de Melo disputou em Oeiras a 1ª qualificação de 2012 e alcançou o 2º lugar/1º Feminino com o apoio da Navigator, OZ Energia e CNC/CMC.
"Foi um campeonato renhido até à última regata contra a equipa de Rui Bóia!", comenta Rita Gonçalves.


Amanhã a equipa entra em acção de novo para um estágio em Cascais contra a equipa Dinamarquesa de Lotte Pedersen, equipa também qualificada para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Acompanhem-nos!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Equipa Tacking to London compete na Qualificação Sul de Match Racing



Decorre nos dias 12 e 13 de Maio, em Oeiras, a Qualificação Sul de Match Racing, prova integrante do Circuito Nacional de Match Racing, realizada nas embarcações J24.

A equipa Tacking to London / OZ Energia / Navigator, composta por Rita Gonçalves, Mariana Lobato, Diana Neves e Maria Pinheiro de Melo, estará presente na competição e encara a mesma como "um bom treino de match racing e do intrusamento da equipa, desta vez com 4 tripulantes num barco diferente (J24) do barco que será utilizado nos jogos olimpicos (Elliot 6m, de 3 tripulantes), mas que no entanto que não nos é estranho, pois foi neste tipo de barcos que começamos a competir na classe de Match Racing". Referem ainda que "a oportunidade de competir com as melhores equipas nacionais masculinas de match racing é muito importante para nós, já que são bons adversários que nos vão elevar a fasquia do desafio da vitória, e nos ajudarão a uma melhor preparação para as competições internacionais que se avizinham".

Acompanhe e a apoie a equipa indo até ao Porto de Recreio de Oeiras onde estará a decorrer a prova, ou no facebook da equipa T2L.

Pode ainda acompanhar a prova em tempo real através do facebook Federação Portuguesa de Vela.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Tacking to London termina Semana Olímpica Francesa na 16ª posição


A equipa Tacking to London do Clube Naval de Cascais/Câmara Municipal de Cascais composta por Rita Gonçalves, Mariana Lobato e Diana Neves, e apoiada pela Navigator e OZ Energia, terminou hoje em Hyeres, França, a Semana Olímpica Francesa na 16ª posição.

 O formato escolhido para a competição na classe de Match Racing foi o de um round-robin completo, que foi terminado com muita dificuldade. A prova decorreu sobre condições  extremas de 25/30 nós de vento e nos últimos dias de prova, o mar cresceu, chegando as ondas aos 2 metros.

A equipa T2L, que somou 2 vitórias frente à equipa norte americana Stephanie Roble e à euipa francesa Julie Bossard, teve longos dias de competição na água, chegando a realizar 8 regatas no mesmo dia. "Este formato permite-nos ter um grande número de regatas, pois competimos com todas as equipas inscritas no campeonato, mas ao mesmo tempo é muito cansativo, pois acabamos por passar muitas horas no mar (chegámos a estar 10h no mar) o que influencia determinantemente a nossa concentração e cansaço, especialmente com condições de vento e mar tão adversas como estas" relataram. "Existiram ainda muitas horas de espera em terra, na expectativa que o vento baixasse e fosse possível realizar regatas, levando inclusivamente ao cancelamento das regatas previstas num dos dias da prova".

"Perdemos muitas regatas por muito pouco. A este nível são mesmo os pormenores que fazem a diferença, e é neles que estamos a trabalhar para que esse bocadinho que falta, nos permita obter vitórias!"

As vencedoras da prova foi a equipa Norte-Americana e actual nº1 do ranking mundial,  Anna Tunnicliffe, seguida da compatriota Sally Barkow, ficando o bronze com a equipa russa de Ekaterina Skudina.

Durante o mês de Maio, a equipa T2L irá ficar a treinar em casa, em Cascais, tendo já programados 3 estágios com as equipas de Álvaro Marinho (velejador olímpico na classe de 470 e velejador do circuito mundial Open de Match Racing), Lotte Meldegaard (DEN) e Julie Bossard (FRA),  estas últimas ambas equipas do circuito mundial feminino de Match Racing.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Tacking to London compete na Semana Olímpica Francesa


A equipa Tacking to London/Navigator/OZ Energia do Clube Naval de Cascais/Câmara Municipal de Cascais, vai competir na Semana Olímpica Francesa, a decorrer a Hyeres, França, de 21 a 27 de Abril.

As velejadoras Rita Gonçalves, Mariana Lobato e Diana Neves, que compõem a equipa T2L, já se encontram em Hyeres com 2 dias de treino previstos antes do início do campeonato, que se antevê competitivo com 17 equipas de topo a lutar pelo pódio.

"Vai ser duro, as condições estão extremas, com vento a rondar os 25/30 nós. Neste cenário sabemos que a resistência física vai ser determinante, especialmente se os dias forem longos na água com muitas regatas, e quem fizer menos erros no controlo do barco ganha!" comentam. No entanto reforçam ainda que se sentem preparadas, uma vez que a semana que antecedeu este campeonato estiveram a treinar em Cascais com condições semelhantes.

Em competição estarão as seguintes equipas:
1 - Anna Tunnicliffe, Molly Vandemoer, Debbie Capozzi - USA [ISAF Ranking = 1]
2 - Lucy Macgregor, Annie Lush, Kate Macgregor - GBR [2]
3 - Claire Leroy, Elodie Bertrand, Marie Riou - FRA [3]
4 - Sally Barkow, Elizabeth Kratzig-Burnham, Alana O’Reilly - USA [4]
5 - Ekaterina Skudina, Elena Siuzeva, Elena Oblova – RUS [5]
6 - Silja Lehtinen, Silja Kanerva, Mikaela Wulff - FIN [6]
7 - Tamara Echegoyen, Angela Pumariega, Sofía Toro - ESP [7]
8 - Silvia Roca, Eva Gonzalez, Lara Cacabelos - ESP [11]
9 - Genny Tulloch, Jennifer Chamberlin, Alice Leonard - USA [12]
10 - Olivia Price, Nina Curtis, Lucinda Whitty - AUS [13]
11 - Julie Bossard, Pauline Chalaux, Pauline Courtois - FRA [15]
12 - Rita Gonçalves, Mariana Lobato, Diana Neves - POR [18]
13 - Silke Hahlbrock, Vera Dubina, Irina Lotsmanova - GER [19]
14 - Stephanie Hazard, Jenna Hansen, Susannah Pyatt - NZL [20]
15 - Lotte Meldgaard, Susanne Boidin, Tina Gramkov - DEN [22]
16 - Anna Kjellberg, Malin Källström, Lotta Harrysson - SWE [27]
17 - Stephanie Roble, Maggie Shea, Darby Smith - USA [29]

Acompanhe a equipa T2L no Facebook, no sítio do evento ou em tempo real no Twitter da WIMRA.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Team Tacking to London treina com equipa espanhola de Silvia Roca


A equipa Tacking to London/Navigator/OZ Energia encontra-se em Palma de Maiorca, Espanha, a realizar um estágio com a equipa espanhola de Silvia Roca, Eva Gonzalez e Lara Cacabelos de 9 a 13 de Abril.

"É muito bom treinar com as nossas amigas e adversárias espanholas, nas águas de Palma que são caracterizadas por terem uma mareta muito picada e muito vento. Nós sentimos especial dificuldade nestas condições no campeonato que se realizou cá na semana passada, e assim temos a oportunidade de melhorar as nossas skills nestas condições específicas" relatam.
" Vamos incidir o treino essencialmente sobre velocidade, boat handling, e complementar com alguns exercícios de pré-largada" comentam quando questionadas sobre objectivos do estágio.

domingo, 8 de abril de 2012

T2L termina o 43º Trofeo Princesa Sofia no 9º lugar do Grupo A


A equipa Tacking to London/Navigator/OZ Energia do Clube Naval de Cascais/Camâra Municipal de Cascais, terminou no passado dia 7 de Abril o 43º Trofeo Princesa Sofia, no 9º lugar do Grupo A.

A equipa composta pelas velejadoras Rita Gonçalves/Mariana Lobato/Diana Neves, somou 1 vitória frente à dinamarquesa Lotte Meldegard e 7 derrotas.

"Foi um campeonato difícil, em que sentimos algumas dificuldades de análise do campo e nas tomadas de decisão, mas que ainda assim sentimos que não navegámos mal, mas as adversárias conseguiram superiorizar-se." comentam. "O resultado demonstra que até aos Jogos ainda há muito trabalho pela frente, muitas horas na água e muito treino. Não vamos baixar os braços" reforçam quando questionadas de perspectivas para a frente.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Tacking to London vai competir no 43º Trofeu Princesa Sofia


A equipa Tacking to London, do Clube Naval de Cascais/CMC, composta por Rita Gonçalves, Mariana Lobato e Diana Neves, irá participar no já tradicional 43º Troféu S.A.R. Princesa Sofia MAPFRE, uma das provas mais conceituadas do circuito mundial, que se realiza em Palma de Maiorca, Espanha, de 31 de Março a 7 de Abril.

"É a 2ª prova do circuito mundial que, sendo na Europa, reúne muitos velejadores que estiveram durante a época de inverno a treinar intensivamente, alguns deles até fazendo de Palma de Maiorca a sua base de treinos, o que significa que o nível é geralmente alto, e dá algumas pistas de quem poderão ser os próximos medalhados!" contam as velejadoras.

"Esta prova na nossa classe, Match Racing, vai contar com as 18 melhores equipas de todo o mundo, todas a competir pelo mesmo objectivo - medir forças e conhecer cada vez melhor as adversárias, para na prova mãe - os JO -, poder acumular o número máximo de vitórias".

Acompanhe a equipa Tacking to London no facebook ou no site da prova.

Tacking to London termina St. Quay Women's Match Racing no 7ºlugar

A equipa Tacking to London, do Clube Naval de Cascais/CMC, composta por Rita Gonçalves, Mariana Lobato e Diana Neves, terminou no passado dia 18 de Março a St. Quay Women's Match Racing na 7º posição, entre as 12 equipas melhores do mundo.

"Foi um campeonato difícil, com condições meteorológicas adversas, mas donde tirámos boas conclusões para continuarmos a caminhar no rumo certo até aos JO" comentam. "Ao longo do campeonato o vento foi fraco e muito instável, tanto que até realizámos regatas com vento de todas as direcções! As fortes marés que caracterizam a costa marítima da Bretanha, também acrescentaram cartas ao jogo, com as quais sentimos alguma dificuldade em utilizá-las."

"O círculo das adversárias vai cada vez ficando mais fechado até aos Jogos, e desse ponto de vista sentimos que este campeonato foi muito bom. Fizemos muitos erros na fase de Round-Robin, em regatas que estávamos a liderar, acabando por perder regatas importantes, mas mesmo assim conseguimos apurar-nos para os quartos de final donde saímos derrotadas por um 2-1 contra a equipa espanhola, e nossa parceira de treino, de Silvia Roca."
Concluem ainda que "a bola está do nosso lado: identificámos os erros e estamos a trabalhar para os colmatar, é esse o caminho"

A vitória coube à equipa Russa de Ekaterina Skudina, que bateu a francesa, e favorita ao título, Claire Leroy, por 3-2, ambas já apuradas para os Jogos Olímpicos. Na terceira posição ficou a equipa norte-americana de Genny Tulloch, que em Maio vai disputar a selecção interna do seu país para os JO.

Resultados:

1. Ekaterina SKUDINA (RUS)
2. Claire LEROY (FRA)
3. Genny TULLOCH (USA)
4. Silvia ROCA MATA (ESP)
5. Olivia PRICE (AUS)
6. Stephanie HAZARD (NZL)
7. Rita GONÇALVES (POR)
8. Julie BOSSARD (FRA)
9. Renée GROENEVELD (NED)
10. Anna KJELLBERG (SWE)
11. Tamara ECHEGOYEN (ESP)

sábado, 10 de março de 2012

Tacking to London participa no St. Quay Women's Match Racing



Decorre de 13 a 18 de Março, em Saint-Quay Portrieux, na Bretanha, França, o St. Quay Women's Match Racing, campeonato de Grau 1 da ISAF, que reúne as 11 equipas de topo mundial que estarão a disputar o pódio.

A equipa Tacking to London composta por Rita Gonçalves, Mariana Lobato e Diana Neves, estarão a competir neste campeonato que, em ano dos Jogos Olímpicos, terá um carácter especial.

"Este ano, a 143 dias da realização dos JO, este campeonato servirá para cada equipa fortalecer a sua competitividade, navegando contra as adversárias com que nos iremos deparar nos Jogos, aproveitando para tirar vantagens, técnicas e psicológicas.", comenta a equipa.

"Já com os 12 países apurados para os JO, o número de equipas a competir é cada vez mais restrito às equipas qualificadas o que torna esta competição um teste de fogo às nossas capacidades e futura prestação olímpica.", reforçam.

Em competição estarão:

Claire Leroy (FRA) 3º ranking mundial

Ekatarina Skudina (RUS) 5º ranking mundial
Tamara Echegoyen (ESP) 7º ranking mundial
Renne Groeneveld (NED) 8º ranking mundial
Olivia Price (AUS) 9º ranking mundial
Silvia Roca (ESP) 11º ranking mundial
Genny Tulloch (USA) 12º
ranking mundial
Julie Bossard (FRA) 15º ranking mundial
Rita Gonçalves (POR) 18º ranking mundial
Stephanie Hazard (NZL) 20º
ranking mundial
Anna Kjellberg (SWE) 24º
ranking mundial

Acompanhe a equipa através do twitter do campeonato ou do nosso facebook.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Comunicação e Divulgação com Magda Soares

A equipa Tacking to London associa-se a Magda Soares para a divulgação da actividade no ano 2012 - o ano dos Jogos Olímpicos de Londres 2012!

Magda Soares - Assessoria e Comunicação


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Tacking to London treina em Santander


A equipa Tacking to London - Rita Gonçalves/Mariana Lobato/Diana Neves, do Clube Naval de Cascais/CMC, encontra-se a treinar em Santander, Espanha, com a equipa BRMatchRacingTeam de Silvia Roca.

O treino, que decorre de 6 a 10 de Fevereiro, no CEAR de Vela de Santander, com a orientação técnica de Antonio Otero (ESP), incide essencialmente no treino de regatas completas, tendo como objectivo melhorar a comunicação interna em regata e a táctica.

"As condições climatéricas são desafiantes, com temperaturas baixas, muita chuva, alguma corrente e vento instável com muita influência das nuvens, que de certo modo são semelhantes às que iremos encontrar no campo de regatas onde decorreram os Jogos Olímpicos em Weymouth, em Agosto" comentou a equipa.
"Para além de sermos sempre muito bem recebidas no centro de estágio, a Silvia e a sua equipa são boas adversárias, e já vimos mantendo uma boa relação enquanto parceiras de treino e amigas."

Para actualizações diárias acompanhe-nos na nossa página no Facebook.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Equipa T2L é 9ª classificada do grupo A na Rolex Miami OCR

Terminou no passado dia 28 de Janeiro a primeira prova do circuito mundial, a Rolex Miami OCR.

As atletas Rita Gonçalves/Mariana Lobato/Diana Neves, do Clube Naval de Cascais/CMC, terminaram a sua participação no campeonato após a fase de grupos, onde se classificaram no 9º lugar do Grupo A.

"O primeiro dia foi muito duro com 7 regatas e apenas 1 vitória, num total de 8 horas na água. Demos luta e liderámos em algumas regatas, mas sentimos que demorámos algum tempo a voltar a entrar nas rotinas na água, e fizemos erros que nos impediram de estar ao nosso nível e determinaram irreversivelmente o resultado.
No segundo dia já só tínhamos 4 regatas e recomeçámos com um folgo diferente e muita concentração, conseguindo somar 3 boas vitórias contra a americana Sally Barkow (4º World Ranking), a filandesa Silja Lethinen (9º WR) e a canadiana Jinnie Gordon." comentou a equipa de regresso a Portugal.

O evento foi ganho pela britânica Lucy Macgregor. Em 2º e 3º lugar classificaram-se respectivamente a Austrália, pela mão de Olivia Price, e os EUA, com a equipa de Sally Barkow.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

T2L Sailing Team vai competir na Rolex Miami OCR

créditos de Duarte Lourenço

A equipa Tacking to London - Rita Gonçalves/Mariana Lobato/Diana Neves parte amanhã para Miami, Florida (EUA) onde irá competir
de 21 a 28 de Janeiro na Rolex Miami OCR, a primeira prova da Taça do Mundo de 2012.

A equipa, que já garantiu no passado mês de Dezembro a qualificação do país para os jogos Olímpicos, regressa assim à competição depois de ter iniciado a época de 2012 com um estágio em Vilagarcia de Arousa, Galiza (Espanha) com a equipa sueca de Anna Kjellberg, também apurada para os Jogos Olímpicos.

O nível da prova estará alto, com o top 10 do ranking mundial a marcar presença, e por isso será um grande desafio que a equipa T2L mais uma vez enfrenta.

"Este ano é uma contagem decrescente até aos Jogos Olímpicos, e por isso todos os minutos na água, a treinar ou a competir, vão contar para uma melhor preparação. Os campeonatos funcionarão cada vez mais como uma "prova de fogo" às nossas skills técnicas e psicológicas, permitindo-nos também conhecer melhor as técnicas utilizadas pelas adversárias que vamos enfrentar nos Jogos Olímpicos; e isso enriquece grandemente a nossa preparação, uma vez que o Match Racing é um duelo entre dois barcos!" comenta a equipa.

Acompanhe-nos através do site do campeonato ou do Facebook da equipa.