As velejadoras Rita Gonçalves (leme), Mariana Lobato (trimmer) e Diana Neves (proa) do Clube Naval de Cascais, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, conseguiram o apuramento para Portugal para os Jogos Olímpicos de Londres.
O Campeonato Mundial da ISAF – International Sailing Federation – iniciou no dia 03 de Dezembro, no porto de Fremantle, WA, Austrália e termina no dia 18 de Dezembro.
As diversas classes foram iniciando as regatas e a classe Match Racing Feminino, da qual a equipa Tacking to London se integra, conta com 29 equipas de 17 países a competir pelas medalhas e por um lugar nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, onde apenas 12 lugares estão disponíveis! Neste campeonato apenas 8 países podem assegurar o lugar; as próximas 3 vagas serão disputadas na prova de qualificação em Miami que se realizará em Fevereiro; o País organizador (Inglaterra) tem um lugar assegurado. A equipa Lusa esteve ao seu melhor nível e conseguiu apurar Portugal neste campeonato!
A equipa de Portugal desde o primeiro dia esteve forte e qualificou-se em 8º lugar do Grupo A na Fase 1 de qualificação e foi apurada para a Fase 2 Repescagem onde conseguiu o 7º lugar com vitórias frente às equipas de Austrália Olivia Price, Espanha Tamara Echegoyen, EUA Genny Tulloch, Dinamarca Lotte Meldgaard, Brasil Renata Decnop, Alemanha Silke Hahlbrock, Eslovénia Vesna Dekleva Paoli e Brasil Juliana Senfft.
Na classificação geral a equipa conquistou o 11º lugar e o lugar de apuramento para os Jogos Olímpicos!
Agora o trabalho continua, com um novo fôlego e energia rumo a Londres 2012. Vamos recomeçar os treinos em Janeiro e até Agosto não vamos descansar para chegarmos a Londres cheias de energia, motivação e vontade de vencer!
Obrigado a todos os que nos seguiram até aqui! Todo o apoio é importante para nós! Obrigada!
“É um sonho tornado realidade! É a recompensa de todo o treino que fiz até aqui, desde o meu primeiro dia de vela com o meu pai até ontem! É a recompensa da dedicação, da vontade e da perseverança! É a recompensa da força de acreditar! É tornar o impossível no alcançável!
Esta conquista é de todas as amigas e velejadoras que navegam e já navegaram comigo! Sem elas não seria possível! Especial Mariana Lobato e Diana Neves por embarcarem nesta aventura comigo! Muito importantes até ao dia de hoje Ingrid Fortunato, Ana Champalimaud, Catarina Costa, Maria João Oliveira, Inês Nolasco, Joana Carvalho, Barbára Matos, Elizabeth Kratzig (com quem iniciei o Match Racing) – as Match Racers – e também dos primeiros anos Rita Guerra, com quem velejei 5 anos e comecei a sonhar com a alta competição.
Esta conquista é dos meus treinadores desde a minha primeira aula de vela! Em especial o meu pai (claro, o meu primeiro “treinador” e fã número 1), o Diogo Pereira (que me ensinou e transmitiu as bases sólidas para poder chegar aqui), o Nuno Barreto (que no primeiro momento deste projecto acreditou em nós), o Rui Bóia (uma pessoa especial para mim e que me fez ser uma Match Racer de garra) e o Diogo Barros (que acreditou até ao limite que nós éramos capazes); “Juntos nas vitórias mas ainda mais juntos nas derrotas!”, by Diogo Barros!
Esta conquista é dos meus amigos e colegas no A2P Consult, empresa de engenharia civil onde trabalho que acreditaram em mim! Em especial os Professores João e Júlio Appleton por me apoiarem neste sonho!
Esta conquista é da minha Família que desde o primeiro momento me apoiou, muito especial o meu pai, a minha mãe (a minha segunda fã número 1), a minha irmã, os meus avós, tias e primos!
Esta conquista é dos meus amigos que ao longo dos anos vêm seguindo este meu sonho!
Esta conquista é de todos os que acreditam que o céu é o limite!”
Rita Gonçalves
“Qualquer pessoa gosta de chegar longe e atingir os objectivos, mas para lá chegar é preciso trabalhar sempre muito. Aqui não houve excepção à regra.
Sabíamos que era uma qualificação difícil, mas apurar o país “logo à primeira” foi espectacular. Com muita dedicação, esforço e entrega, o trabalho realizado trouxe-nos sucesso.
O trabalho de equipa e o jogo psicológico são os factores mais determinantes para a realização deste projecto. Nem tudo é fácil, existem momentos melhores e outros menos bons, mas nos momentos piores temos de saber agarrar a parte positiva para continuar a evoluir. Quem conseguir este pensamento ganha!
Regra de Ouro: Acreditar até ao fim!”
Mariana Lobato
"Conseguirmos o apuramento neste mundial é uma lufada de ar fresco! O caminho até aqui foi difícil em todos os aspectos. Este apuramento premeia o nosso esforço e perseverança e permite restabelecer objectivos. Agora sim podemos sonhar com uma medalha! Sabemos que até aos JO não podemos baixar os braços e se até aqui foi duro, o maior desafio ainda está para vir e isso não podia ser uma motivação maior!
Para este resultado foi determinante o nosso treinador Diogo Barros e todas as pessoas que já trabalharam connosco, o trabalho desenvolvido no Centro de Alto Rendimento (CAR) do Jamor, tanto ao nível da preparação física, apoio médico e nutrição, e claro os nossos amigos e família que nos apoiaram e acima de tudo acreditaram que era possível. Obrigado!"
Diana Neves
Muitos parabéns pela conquista esforçada e merecida.
ResponderEliminarEsperemos que nestas Olimpíadas o país reconheça o esforço e dedicação dos atletas amadores que o representam.
Mário Carmo Peres