quarta-feira, 28 de março de 2012

Tacking to London vai competir no 43º Trofeu Princesa Sofia


A equipa Tacking to London, do Clube Naval de Cascais/CMC, composta por Rita Gonçalves, Mariana Lobato e Diana Neves, irá participar no já tradicional 43º Troféu S.A.R. Princesa Sofia MAPFRE, uma das provas mais conceituadas do circuito mundial, que se realiza em Palma de Maiorca, Espanha, de 31 de Março a 7 de Abril.

"É a 2ª prova do circuito mundial que, sendo na Europa, reúne muitos velejadores que estiveram durante a época de inverno a treinar intensivamente, alguns deles até fazendo de Palma de Maiorca a sua base de treinos, o que significa que o nível é geralmente alto, e dá algumas pistas de quem poderão ser os próximos medalhados!" contam as velejadoras.

"Esta prova na nossa classe, Match Racing, vai contar com as 18 melhores equipas de todo o mundo, todas a competir pelo mesmo objectivo - medir forças e conhecer cada vez melhor as adversárias, para na prova mãe - os JO -, poder acumular o número máximo de vitórias".

Acompanhe a equipa Tacking to London no facebook ou no site da prova.

Tacking to London termina St. Quay Women's Match Racing no 7ºlugar

A equipa Tacking to London, do Clube Naval de Cascais/CMC, composta por Rita Gonçalves, Mariana Lobato e Diana Neves, terminou no passado dia 18 de Março a St. Quay Women's Match Racing na 7º posição, entre as 12 equipas melhores do mundo.

"Foi um campeonato difícil, com condições meteorológicas adversas, mas donde tirámos boas conclusões para continuarmos a caminhar no rumo certo até aos JO" comentam. "Ao longo do campeonato o vento foi fraco e muito instável, tanto que até realizámos regatas com vento de todas as direcções! As fortes marés que caracterizam a costa marítima da Bretanha, também acrescentaram cartas ao jogo, com as quais sentimos alguma dificuldade em utilizá-las."

"O círculo das adversárias vai cada vez ficando mais fechado até aos Jogos, e desse ponto de vista sentimos que este campeonato foi muito bom. Fizemos muitos erros na fase de Round-Robin, em regatas que estávamos a liderar, acabando por perder regatas importantes, mas mesmo assim conseguimos apurar-nos para os quartos de final donde saímos derrotadas por um 2-1 contra a equipa espanhola, e nossa parceira de treino, de Silvia Roca."
Concluem ainda que "a bola está do nosso lado: identificámos os erros e estamos a trabalhar para os colmatar, é esse o caminho"

A vitória coube à equipa Russa de Ekaterina Skudina, que bateu a francesa, e favorita ao título, Claire Leroy, por 3-2, ambas já apuradas para os Jogos Olímpicos. Na terceira posição ficou a equipa norte-americana de Genny Tulloch, que em Maio vai disputar a selecção interna do seu país para os JO.

Resultados:

1. Ekaterina SKUDINA (RUS)
2. Claire LEROY (FRA)
3. Genny TULLOCH (USA)
4. Silvia ROCA MATA (ESP)
5. Olivia PRICE (AUS)
6. Stephanie HAZARD (NZL)
7. Rita GONÇALVES (POR)
8. Julie BOSSARD (FRA)
9. Renée GROENEVELD (NED)
10. Anna KJELLBERG (SWE)
11. Tamara ECHEGOYEN (ESP)

sábado, 10 de março de 2012

Tacking to London participa no St. Quay Women's Match Racing



Decorre de 13 a 18 de Março, em Saint-Quay Portrieux, na Bretanha, França, o St. Quay Women's Match Racing, campeonato de Grau 1 da ISAF, que reúne as 11 equipas de topo mundial que estarão a disputar o pódio.

A equipa Tacking to London composta por Rita Gonçalves, Mariana Lobato e Diana Neves, estarão a competir neste campeonato que, em ano dos Jogos Olímpicos, terá um carácter especial.

"Este ano, a 143 dias da realização dos JO, este campeonato servirá para cada equipa fortalecer a sua competitividade, navegando contra as adversárias com que nos iremos deparar nos Jogos, aproveitando para tirar vantagens, técnicas e psicológicas.", comenta a equipa.

"Já com os 12 países apurados para os JO, o número de equipas a competir é cada vez mais restrito às equipas qualificadas o que torna esta competição um teste de fogo às nossas capacidades e futura prestação olímpica.", reforçam.

Em competição estarão:

Claire Leroy (FRA) 3º ranking mundial

Ekatarina Skudina (RUS) 5º ranking mundial
Tamara Echegoyen (ESP) 7º ranking mundial
Renne Groeneveld (NED) 8º ranking mundial
Olivia Price (AUS) 9º ranking mundial
Silvia Roca (ESP) 11º ranking mundial
Genny Tulloch (USA) 12º
ranking mundial
Julie Bossard (FRA) 15º ranking mundial
Rita Gonçalves (POR) 18º ranking mundial
Stephanie Hazard (NZL) 20º
ranking mundial
Anna Kjellberg (SWE) 24º
ranking mundial

Acompanhe a equipa através do twitter do campeonato ou do nosso facebook.